Flávio Josefo, um dos mais importantes historiadores judeus do século I, faz duas referências a Jesus em suas obras. A mais famosa e extensa dessas referências está em sua obra Antiguidades Judaicas (Antiquities of the Jews), escrita por volta de 93-94 d.C.
Flávio Josefo Sobre Jesus em “O Testimonium Flavianum” (Antiguidades Judaicas 18.63-64)
Este é o trecho mais conhecido de Josefo que menciona Jesus. No entanto, há um consenso entre os estudiosos de que este texto foi alterado por copistas cristãos ao longo dos séculos. A versão tradicional do Testimonium Flavianum diz:
“Por volta desse tempo surgiu Jesus, um homem sábio, se é que se pode chamá-lo de homem. Pois ele era um realizador de obras surpreendentes, um mestre de pessoas que recebem a verdade com prazer. Ele atraiu muitos judeus e muitos gentios. Ele era o Cristo. E quando Pôncio Pilatos, após ser acusado pelos principais entre nós, o condenou à cruz, aqueles que o amaram desde o início não o abandonaram, pois ele apareceu a eles vivo novamente no terceiro dia, como os profetas divinos haviam predito estas e mil outras maravilhas sobre ele. E a tribo dos cristãos, assim chamada em função dele, ainda não desapareceu.”
Debate sobre a autenticidade:
Muitos estudiosos acreditam que a versão original de Josefo foi modificada por escribas cristãos na Idade Média para reforçar a narrativa cristã. Há, no entanto, consenso de que Josefo escreveu algo sobre Jesus, mas de forma menos elogiosa. Um possível texto “reconstruído” pode ser:
“Por volta desse tempo surgiu Jesus, um homem sábio. Pois ele era um realizador de obras surpreendentes, um mestre de pessoas que recebiam a verdade com prazer. Ele atraiu muitos judeus e gentios. E quando Pôncio Pilatos o condenou à cruz, aqueles que o amaram desde o início não o abandonaram. E a tribo dos cristãos, assim chamada em função dele, ainda não desapareceu.”
Referência a Tiago, o irmão de Jesus (Antiguidades Judaicas 20.200)
A segunda menção a Jesus por Flávio Josefo ocorre em um relato sobre a morte de Tiago, que era considerado irmão de Jesus:
“O sumo sacerdote Anano… reuniu o Sinédrio dos juízes e trouxe diante deles o irmão de Jesus, chamado Cristo, cujo nome era Tiago, junto com alguns outros, e, tendo-os acusado de transgredir a lei, entregou-os para serem apedrejados.”
Esse trecho é geralmente considerado autêntico, sem interpolações cristãs. Ele é importante porque confirma que Jesus foi uma figura histórica significativa o suficiente para que Josefo o mencionasse como “o chamado Cristo”.
As referências de Flávio Josefo a Jesus, especialmente a de Tiago, são vistas como evidências importantes da historicidade de Jesus. Apesar das possíveis interpolações no Testimonium Flavianum, é amplamente aceito que Josefo mencionou Jesus, confirmando a existência de uma figura que teve impacto na sociedade judaica e romana da época.
Referências Bibliográficos
• Jesus in the Works of Josephus – Wikipedia
• Jewish Virtual Library on Josephus and Jesus
Mais Artigos Relacionados Sobre Jesus
10 Perguntas Mais Frequentes Sobre Jesus –>
Jesus no Talmude –>
Tácito Sobre Jesus –>
Plínio, o Jovem, Sobre Jesus –>